10 de outubro de 2012

Meme Literário de um Mês 2012 - parte 2

Bom gente, voltei mais uma vez para responder as perguntas do meme! Vamos lá?




Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. 

Difícil escolher só um livro, sério. Um conto que eu adoro é "O Alienista", do Machado de Assis. Além de ser super interessante, faz você refletir sobre o que pode e o que não pode ser considerado normal. O que, para você, é algo estranho pode ser a coisa mais comum do mundo para o outro.


Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.


Eu quero escrever um livro. Ainda não sei do que, provavelmente alguma ficção. Eu já comecei a escrever várias histórias, mas nenhuma chegou perto do fim. Eu acabava tendo que fazer alguma outra coisa, tendo que estudar, ia viajar, e depois perdia o pique. Uma das histórias que mais andou foi uma que tinha um tema meio sobrenatural, sobre uma menina que recebeu um dom de falar com os mortos (estilo "Sexto Sentido" ou a série "A Mediadora", da Meg Cabot)... É claro que eu estava influenciada pelo livro que acabei de falar, já que tinha acabado de ler a série (olha só! Outro livro que recomendo, é muito boa!).



Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?

Qualquer livro que eu leia e me apaixone eu fico doida quando acaba. Parece que fico com uma abstinência da situação, das personagens e tudo mais. Acho que um dos que mais em doeu quando terminou foi "A Mediadora" (eu amei o final, mas ainda queria saber como que seria a vida de Jesse e Suze depois!) e, também, "Harry Potter", com aquele mundo bruxo super legal para o qual eu queria ter sido convidada a entrar (e ter minha própria coruja) quando fiz 11 anos. Que pena que eu cresci. Mas, mesmo não podendo ir para Hogwarts sozinha, nada melhor que acompanhar mil vezes a aventura de Harry, Rony e Hermione, né? Que pena que Voldemort morreu (hahaha)!


Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.

Eu adoro. Principalmente quando é uma série boa. Eu raramente gosto quando um livro que amei acabe e fico louca para saber o que vai acontecer com os personagens que ganharam um lugar no meu coração. E nesses livros que viram série eu descubro o que vai acontecer com esses personagens! Mas, nem sempre é uma boa. Tem alguns autores que não sabem quando parar. Quando comecei a ler "House of The Night" eu amei, me apaixonei, já comprei direto os 3 primeiros volumes. Mas, já no terceiro comecei a achar que estavam exagerando um pouco. Aí veio o quarto, o quinto, o sexto... Ixi, calma lá! É muita coisa para minha imaginação, exageraram aí.


Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?


Depende do spoiler. Tem alguns que eu ficaria revoltada se me contassem, quando, por exemplo, estamos lendo um livro de mistério e me contam quem cometeu o assassinato. Fala sério! Se o livro é bem escrito, você só descobre quem é o vilão no último capítulo. E até lá fica fazendo mil suposições, imaginando mil cenas. Mas, dependendo do caso, não. Deixa eu explicar... Quando Dumbledore morreu, me contaram. Quando eu li, chorei do mesmo jeito quando Snape apontou aquela varinha e matou o nosso querido diretor de Hogwarts. Mas, se tivessem me contado o motivo pelo qual Snape fez isso, no último livro, ou seja, uma reviravolta total na minha visão do sombrio professor - que passou a ser um dos preferidos -, eu ficaria fula da vida!