18 de novembro de 2013

Jogos Vorazes - O Filme

Se quiser ler a resenha do livro, clique aqui.


A América do Norte se transformou em Panem, um país dividido em 12 distritos e que, todo ano, passa por um super reality show. Para esse programa, os Jogos Vorazes, um menino e uma menina de cada distrito são escolhidos como tributos, e devem lutar até a morte para honrar o seu distrito. 


Foi uma das melhores adaptações ao cinema que eu já vi. É claro que deixaram passar alguns pontos. O broche de tordo, por exemplo, foi dado a Katniss pela filha do prefeito, Madge, que nem existe no filme. Também senti falta das Avox, que são as serventes dos tributos - e Katniss reconhece uma delas. Mesmo assim, não achei que as mudanças feitas afetaram o filme. Outra coisa que me deixou aflita no livro foi a falta de água. Katniss demora bastante para encontrar água - e isso me deixou com agonia. 

E acho que aqueles que não leram o livro não entenderam essa parte. Logo no início do filme, Katniss pergunta a Gale quantas vezes que ele colocou o nome para participar dos jogos. Ele responde um número alto, e eu percebi que não entenderam o motivo dele ter colocado tantas vezes seu nome. Para quem não leu o livro: cada pessoa é obrigada a colocar uma vez seu nome para participar dos jogos. A cada vez extra que se coloca, a pessoa ganha uma quantia em dinheiro! Por isso que Gale e Katniss sempre colocam mais de uma vez.

As cenas extras, por outro lado, foram ótimas! Eles ampliaram a presença de Seneca Crane, o idealizador dos jogos, mostrando seu poder dentro da sala em que se idealiza o que ocorre dentro da arena, e fortaleceram o presidente Snow, mostrando que ele é o verdadeiro inimigo.

Acho que preciso dar um destaque para um ato em especial: Stanley Tucci, que brilhou como Caesar! Por mais que ele apresentasse um programa tão assustador como os Jogos Vorazes, não tem como não ficar feliz com aquele sorrisão e aquele carisma todo do personagem! 

Eu adorei o livro, e posso dizer que a adaptação ficou ótima. Como assisti ao filme antes, posso afirmar que ele me deixou super animada para a trilogia - e tenho certeza que fará a mesma coisa com muitos que vierem a assisti-lo. Recomendo!

Caso você queira ver melhor as mudanças entre filme e livro, esse site fez uma lista ótima!